sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DENGUE MATA !

Saúde executa Plano Emergencial
De Combate à Dengue na Paraíba



O aumento de casos de dengue registrados nos últimos dias na Paraíba levou a Secretaria Estadual de Saúde a executar um Plano Emergencial de Combate a Doença em todo o Estado. Este ano a Paraíba notificou 4.097 casos de dengue sendo 12 do tipo hemorrágica.
As ações do novo plano  estão sendo realizadas desde o início desse mês principalmente nos municípios que tiveram  maiores incidências da doença, que já notificaram  casos de dengue do tipo hemorrágica,  que registraram índices de infestação predial igual ou maior de 3 por cento e  interrupção das atividades de combate ao vetor neste ano.
De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde da SES, Emanoel Lyra, com esse Plano Emergencial, a Secretaria Estadual de Saúde está fugindo um pouco do que preconiza o Ministério da Saúde no  que diz respeito a metodologia de controle do Aedes Aegypti.
     
O plano terá assessoramento técnico da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde da Ses e a gerência operacional dos municípios. Emanoel Lyra  explicou que todos os agentes de saúde estão sendo  mobilizados  e a partir de agora eles passarão  a tratar todos os depósitos que contenham água e não mais o tratamento focal, ou seja, de tratar as quarteirões que encontram  " focos".
Com a mudança dessa metodologia a Secretaria de Saúde do Estado visa  proteger o maior número de depósitos possíveis evitando que esses possam torna-se criadouros. Outra nova medida dentro do plano é mapear os locais de transmissão  e intensificar as ações de combate a forma adulta do vetor  com o uso do carro fumacê, visando eliminar o vetor  na sua forma alada(mosquito fêmea infectado) evitando a transmissão.
Emanoel Lyra explica que a partir de agora, as visitas domiciliares estão sendo feitas no menor tempo possível, deslocando agentes de outros programas de controle de vetores. Cadastrar, pesquisar e tratar  todos os depósitos de difícil acesso como caixas d´água e calhas que acumulem água é outra medida  executada pelo Plano Emergencial de Combate a Dengue.
"Com as visitas domiciliares  sendo realizadas no menor espaço de  tempo  o que queremos é eliminarmos e  tratarmos uma área o mais rápido possível e de maneira eficiente  ao mesmo tempo  em que com o cadastramento dos  depósitos  esperamos acabar com os criadouros em potencial", explicou o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde. 
      
Borracharias, cemitérios, sucatas, depósitos de ferro-velho, depósitos de material de construção estão sendo tratados com larvicida e adulticidas  e caso sejam encontrados  muitos focos está sendo feito imediatamente o uso do fumacê. Com essa medida a SES não quer permitir  que focos sejam  transportados para outras áreas e evitar que os mosquitos adultos possam  transmitir a doença.
     
Na parte educativa do plano,  a SES está envolvendo  todos os agentes de saúde  na intensificação  do trabalho de informação sobre a doença e nas orientações de medidas de controle, já que eles são profissionais de saúde  que têm excelente relacionamento com a comunidade e o trabalho educativo faz parte de suas atribuições. 
     
A comunidade escolar está sendo  mobilizada informando a real situação epidemiológica da área de atuação e motivando as pessoas a participarem das ações de combate a doença. " A nossa intenção com esse plano emergencial  é mobilizar  toda sociedade civil organizada e todas as  secretarias municipais para que juntos possamos unir forças na execução de ações  visando o controle e o combate a dengue em nosso Estado", finalizou Emanoel Lyra.


Um comentário:

  1. todos nós devemos fazer nossa parte, colabore e ajude, pois também faço a minha parte...

    ResponderExcluir